Você está visitando o link   Home - Informativo
Notícias e Artigos
Bem-vindos a área de nosso site especialmente reservada para novidades do mercado pet e medicina veterinária. Quem traz as informações interessantes é a nossa pesquisadora Desire Cunha, também estudante de medicina veterinária. Fala Desi!

Fale com a Desi: desire_cunha@hotmail.com


Pulgas e Carrapatos

02/05/2010 - Por Desire Cunha

Olá pessoal hoje gostaria de comentar com vocês a importância da aplicação de produtos contra pulgas e carrapatos, pois estes ectoparasitas não são só problemas do animal e sim do ambiente.

Esses ectoparasitas transmitem doenças ao seu cãozinho ou pode ser uma zoonose ou seja transmite também ao homem. A maior incidência é em crianças que injerem acidentalmente a pulga parasitada.

Os principais sintomas são, desconforto e dores abdominais, diarréia, irritabilidade nervosa e coceira anal, mas podem também não apresentar sintomas.

A pulga depois de picar o cão ou o gato, transmite a espécie Dipylidium caninum, que é um cestódeo, frequente em cães e que parasita o intestino delgado é a tênia dos cães e gatos.

Pode-se observar as proglotes desta tênia nas fezes dos animais, se parecem com um "arrozinho branco". A prevenção deve ser feita com vermífugos específicos e principalmente no controle das pulgas.

Se você encontra uma ou duas pulgas no seu cão, consideramos que ele tem uma pequena infestação, neste caso o ambiente ainda não foi infectado.

Várias pulgas ah!!!!

O ambiente tem que ser tratado e seu cãozinho também , ai sim temos um foco de infestação! .

Carrapatos

O carrapato além de provocarem uma grande coceira , transmitem uma doença chamada Babesiose. Basta que um carrapato esteja infectado com a doença e pronto já transmite ao animal.


  Fique atento e cuide bem do seu bichinho!

A falta de apetite, cansaço e mucosas esbranquiçadas são sinais apresentados pelos animais doentes, se você observar esses sinais corra a um veterinário pois a doença pode ser tratada quando diagnosticada a tempo, pois pode levar a morte.

Consulte um veterinário para que ele te indique o melhor produto a ser utilizado contra as pulgas e carrapatos mas atenção nunca utilize produtos como inseticidas esses pra matar baratas no seu animal você pode intoxicá-lo, causar irritações na pele e as pulgas continuam firmes e fortes!

Vale lembrar também, que filhotes, fêmeas e gatos não devem ser banhados com produtos carrapaticidas.

Nosso hotel mantém um combate intensivo contra pulgas e carrapatos, utilizamos produtos específicos carrapaticidas, e por isso é necessário que nosso hóspedes também estejam livres destes ectoparasitas, e que durante a hospedagem estejam com seus produtos aplicados e vermifugados, seguindo claro a orientação do seu veterinário.

Qualquer Dúvida entre em contato conosco, abraços até a próxima!